Imprensa regional portuguesa: para quando a sua valorização?

Neste primeiro de Maio, em que o País, mais um ano, celebra os direitos dos trabalhadores, quero abordar um outro lado de uma classe nem sempre em destaque nos holofotes dos sindicados e mediáticos.



Falo da imprensa regional e local. Um exemplo crasso, onde desde há largos anos, pontua esforço e dedicação em situações, muitas vezes, de dificuldades de vária ordem.

A importância da comunicação social à escala regional é, há muito, conhecida.

Não só pela abordagem aos problemas das comunidades que não têm voz em Lisboa e em termos nacionais mas também pela coesão social dos territórios.

Por essa razão, Abrantes tem, em muitos casos, razões para se orgulhar. Prova disso foi o reconhecimento do centenário Jornal de Abrantes, há uma semana, pelo presidente da República, a propósito das comemorações do 25 de abril. Um orgulho para todos os abrantinos mas também para o país.

Na cerimónia, não foram esquecidos os problemas que atingem a imprensa local, conhecidos por todos mas nem sempre lembrados, um deles, a ameaça à sua sobrevivência económica.

Por tudo isto, neste 1 de maio de 2017, em que são evocados os direitos dos trabalhadores, é bom que os responsáveis políticos e sindicais deste país não esqueçam algumas das classes sempre ausentes dos discursos.

Porque este país não é apenas e só Função Pública. Portugal deve muito aos trabalhadores do setor privado, que diariamente resistem em condições precárias, com salários indignos, ante inúmeras dificuldades mas que, com esforço, sacrifício e dedicação extrema conseguem manter vivos muitos setores importantes da sociedade portuguesa.

A imprensa local é, pois, um desses lados do problema.

Esta crónica é dedicada a todos os profissionais deste país que lutam diariamente por um jornalismo livre no seio das suas comunidades, e que fazem da imprensa local um bastião de resistência, dando uma lição de portugalidade ao poder económico que há muito deixou de investir nela.

Parabéns ao Jornal de Abrantes e a todos os títulos centenários que fazem também a história das liberdades de Portugal.

*Crónica de 1 de maio, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR.

Comentários

Mensagens populares